sábado, 19 de novembro de 2011

ATO PÚBLICO POR REPARAÇÃO,ANISTIA E JUSTIÇA!


ATO PÚBLICO POR REPARAÇÃO, ANISTIA E JUSTIÇA NA ALESP, DÁ NOVO RUMO À QUESTÃO

Por ANGU - Arte , poesia & Kontrakultura 19/11/2011 às 14:17

A Comissão dos Ex-Presos Políticos da Convergência lança campanha pública por reparação , anistia e Justiça à presos e perseguidos pela ditadura militar no final dos anos de chumbo. Não eram terroristas,"subversivos" ou "elementos perigosos". Eram estudantes,trabalhadores, intelectuais, que foram perseguidos, presos, torturados e assassinados pela mais dura repressão que se implantou no Brasil: a ditadura burguesa civil-militar, que durou de 1964 a 1989.

Memorável o evento : Ato público pela reparação, anistia e justiça organizado pela Comissão de Ex-Presos Políticos da Convergência Socialista ontem na ALESP com a participação na mesa do deputado Carlos Giannazi e de Adriano Diogo e do presidente da comissão de anistia nacional Agmar da Silva, além dos ex-presos Bernardo Cerdeira e José Maria de Almeida. Para quem não sabe, a Convergência Socialista iniciou como um agrupamento de militantes de várias tendências internacionalistas da década de setenta e depois tornou-se corrente do Partido dos Trabalhadores.

Reconhecida até por adversários como uma das mais coerentes com sua própria história e militância. A repressão da ditadura militar refletiu-se sobre a CS em sua última fase, quando os órgãos repressivos e sua tática de extermínio haviam aprisionados, torturados ou mortos todos os dirigentes do movimento de oposição anterior, as organizações clandestinas e guerrilheiras. Neste contexto, os pouco e bravos militantes , que reivindicavam um orientação trotkista ameçaram a entrar em cena com propostas de greves de massa e construção de partidos e organizações operárias. A repressão pega de surpresa com seu faro de "doberman" logo, passou a persegui-los com seus agentes , secretismos e barbárie sobre seus primeiros militantes , que conseguiram romper o cerco e quebrar o isolamento das massas com seu aguerrido espírito militante. Iniciava-se um nova etapa da luta de classes, que logo repercutiu em nossa história contemporânea.

A noite de ontem, significou para esses militantes ,a maioria de São Paulo e outros que vieram de outras cidades, como os sindicalistas metalúrgicos de São José dos Campos , a presença de líderes conhecidos como Ernesto Gradella ,que já foi deputado federal pelo PT, Mancha , Toninho do RJ e outras categorias presentes o resgate de sua própria história e da classe trabalhadora.

Foi apresentado o vídeo inédito " A Convergência Socialista e a ditadura militar" e uma votação na campanha pelos 10% para a Educação.

O ato pela reparação,anistia e justiça exige do Estado ,que a comissão da verdade tenha poderes de justiça, além de esclarecimentos dos fatos históricos do período autoritário da ditadura burguesa-militar, o julgamento e condenação daqueles que violaram direitos humanos e o direito de organização dos trabalhadores vem reforçar entendimento de que a classe trabalhadora deve ser dona de seu próprio destino e assim , por sua ótica e viés , conhecer e também dar a sua versão da história confirmando a máxima marxista, que a "- emancipação da classe trabalhadora será obra da própria classe trabalhadora."

Nenhum comentário:

Postar um comentário